NOCHE VALENCIANA ( PAELLA + ÁGUA DE VALENCIA )



                 Essa foi uma noite especial para mim, o meu maridinho lindo desistiu da carne vermelha. Acho isso muito importante e foi por vontade própria. Carne não faz parte da minha alimentação, mas eu sempre aceitei que ele comesse, não aqui em casa lógico. Vou admitir que até teve algns churrascos quando a churrasqueira nova ficou pronta, mas eu encarei como um evento comemorativo. 
               Bem, o fato é que o Mateus andava passando mal quando comia carne e esse calor dos trópicos fez a digestão dele ficar bem mais difícil. Fizemos um trato, ele largou a carne e eu vou começar a comer mais frutos do mar, para balancear. Assim, resolvi comemorar em alto estilo e perguntei o que ele gostaria de jantar, eu prepararia qualquer prato que ele quisesse. Ele que não é bobo nem nada me desafiou pedeindo que eu fizesse uma paella.
              Nunca tinha feito uma paella, na verdade acho que eu nunca tinha comido uma paella, mas como não amarelo nunca, aceitei o desafio. 
         Procurei receitas de Paella, e descobri que tem inúmeros tipos e receitas diferentes, cada uma levando em conta os produtos regionais. Optei pela Paella Valenciana, ou melhor, uma interpretação dela, porque eu automaticamente excluí o frango da receita.
               A tarde fui a caça dos ingredientes. Nunca tinha comprado peixe sozinha, exceto aquela vez que eu fiz pinchos e comprei uma bandeja de lula a milanesa para fritar em casa, mas acho que isso nem conta.... 
             Fui de bike até a Peixaria do Paulinho (www.peixariadopaulinho.com.br) onde a nora do seu Paulinho me atendeu, e me ajudou a escolher os peixes que eu precisava. Ela foi muito legal comigo, me explicou direitinho tudo o que eu precisava fazer com cada animal antes de cozinhar. Exclui também da receita o polvo, porque , sei lá, tadinho do polvo.... Junto com a lula tinha tentáculos, e a nora do seu Paulinho me disse para usar como decoração, que fica lindo, mas isso é demais para mim. 

INGREDIENTES ( receita para 4 pessoas)

10 camarões médios*
200g de lula cortada em anéis*
200g de pescada branca*
Mariscos a gosto ( eu não gosto, coloquei só para decorar)*
1 1/2 xícars de arroz integral agulhinha cozido
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
2 tomates picados em cubos
100g ervilhas (congeladas)
Salsinha
Cebolinha verde

* Todos previamente refogados , e o marisco cozido.



                Para temperar você deve usar azeite de oliva, sal,açafrão e pimentas. Além disso eu comprei um envelope de tempero para paella pronto, sem glutamato monossódico ok??? Eu usei um da Carmencita (http://carmencita.com/), que eu comprei na Tuti´s (www.tutispao.com.br).Os ingredientes do envelope são: alho desidratado, páprica doce, pimenta preta, tomilho,alecrim, cravo, sal, e açafrão. 


                     Para preparar esse prato, é muito importante ter uma panela apropriada, grande e rasa ,na verdade existem panelas específicas chamadas paelleras. Eu usei a minha maravilhosa Wok-pau-para-toda-obra.
                      Comece refogando o açafrão, os pimentões , o alho e acebola em azeite de oliva.


                 Acrescente os tomates, o arroz, a lula e as ervilhas. Mexa devagar, para não desmanchar os ingredientes. Regue com um pouco de água morna para não ficar seco. 


               Por último adicione o camarão e o peixe , a cebolinha, a salsinha e o resto dos temperos.


             Está pronta uma deliciosa releitura da mundialmente famosa Paella Valenciana. Sirva com limão.


                       Para acompanhar esse típico prato da bela Comunidad Valenciana, o Mateus preparou para a gente uma bebida característica de lá, a Agua de Valencia. 



INGREDIENTES

1 garrafa de cava ( de qualidade please, não é porque vamos misturar com suco que pode ser qualquer cava, nós usamos Freixenet)
100 ml ( meio copo ) de vodka
500 ml de suco de laranja
3 colheres de sopa de açucar
Gelo

                  Algumas receitas mencionam metade da quantidade da vodka de gim, mas resolvemos ignorar.



                    Coloque a jarra na geladeira um tempo antes de usar, porque essa bebida tem que ser servida bem gelada e assim vai conservar a temperartura por mais tempo.            Pelamordedeus não usem jarras de plástico, elas não retém o frio e são horrorosas. 
                  Misture a vodka, o açucar e o suco , de uma misturada e adicione a cava. Misture um pouquinho bem devagr, para o gas da cava não desmanchar todo de uma vez. 


          Decore os copos com uma rodelas de laranjas , coloque gelo na jarra e nos copos antes de servir, e aproveite essa bebida refrescante e deliciosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário